O Mardi Himal é um dos inúmeros treckings que você pode fazer no Nepal. Tem a duração média de 4-5 dias, nos quais você não precisa levar quase nada – tem acomodações e comida no caminho.
Foi meu primeiro trekking de vários dias e eu considero o Nepal o lugar ideal para iniciantes, já que tem muitas facilidades no caminho e você não tem que carregar peso na mochila para comida e barraca.
Para começar a caminhada, peguei um ônibus de Pokhara até Kande (150 rupias) e de lá o caminho é bem sinalizado – por ser um local de muito trekking, é tudo muito fácil e simples – você não precisa de guia, desde que tenha o Maps.me baixado com o mapa offline da área.
Ainda assim, a partir do dia 1 de abril de 2023, supostamente os guias começam a ser obrigatórios para qualquer trilha no Nepal. De qualquer forma, não tinha check point em todo o percurso da caminhada – amigos que foram antes e depois de mim relataram o mesmo – ninguém checando as licenças (de parque nacional) e nem os guias. Então eu recomendo ir na coragem mesmo, sem guia e sem permits.
As acomodações e comida começam a ficar mais caras conformes você vai subindo a montanha, mas você sempre pode perguntar pela cama grátis em troca de comer no restaurante (a gente tentou e conseguiu). Você deve gastar, normalmente, 400 por noite pelo quarto por pessoa e a comida depende de pessoa pra pessoa, mas eu gastava em média de 1600/1700 rupias nepalís por dia no total com tudo (entre $12 e $13 diários – muito barato comparado ao peso da experiência).
Tem muitas pessoas no caminho e você com certeza vai conhecer mais gente, é uma experiência incrível. Na volta fizemos outro caminho e terminamos em uma cachoeira maravilhosa que foi um presente pra fechar a caminhada. Pegamos um ônibus de Lumre a Pokhara (1h – 250 rupias).




