A cannabis é uma planta milenar e foi utilizada há milhares de anos por tribos de diferentes religiões, incluindo o hinduismo, maior religião da india e também uma das mais antigas do mundo. De acordo com os Vedas, textos sagrados hindus, a cannabis é uma das 5 plantas sagradas e uma das fontes da felicidade. Acredita-se que os deuses enviaram o cânhamo por compaixão a raça humana para obtenção de prazer e que até Shiva utilizava do Charas em suas meditações na montanha.
O Charas é um haxixe produzido de forma 100% artesanal e sem solventes, no qual a única ferramenta necessária é a mão (e a planta, obviamente). Costuma ser escuro por fora e mais verdinho por dentro e, como é feito a partir da planta ainda viva, costuma ter um gosto bem característico e fortes concentrações de THC (podendo chegar ate 40%). Normalmente é consumido no Chillum, um instrumento usado pelos Sadhus em rituais de adoracao ao deus Shiva.
O Chillum é uma especie de cachimbo em formato de cone, normalmente feito de cerâmica, que deve ser fumado em posição vertical e levado a testa em forma de convite ao deus Shiva. Muito comum em rodas de fumo em todo o país.
O Bhang, pasta feita da planta em pressão com um tipo especifico de pedras, também é muito utilizado como forma de aproximação ao divino, principalmente em dias de celebração como no Maha Shivaratri e no Holi Festival. Normalmente é misturado a agua ou ao lassi, um tipo de bebida parecida com yogurt muito comum na India.