Pushkar é uma cidadezinha construída ao redor de um lago considerado sagrado, a 3h de distancia de Jaipur e 1h de Ajmer. É pequena, pode-se fazer tudo andando (algo não tão comum na Índia), a menos que você queira ir nos templos ao redor, o que vale a pena também, mas é possível alugar moto por um dia (por volta de 250 rupias = $3). É casa pro único templo de Brahma do mundo e é um local de muita tradição.

Tem o melhor mercado que eu vi até agora, então é o lugar perfeito pra compras, alem de ótimos cafés e restaurantes e templos lindíssimos (porém não tão grandiosos quanto outros que vi na Índia). Eu amei e acabei ficando 3 semanas pra fazer um curso de jóia, e tem vários cursos que as pessoas costumam fazer.

COMO CHEGAR:

Se você vem de Jaipur, você tem 2 escolhas: ônibus direto, saem uns 2 ao dia, ou trem até Ajmer (vários por dia) e depois um ônibus ou tuk tuk. Eu vim de ônibus do governo, custou 120 rupias ($1,50) saindo as 9h e chegando as 13h.

Caso venha de Jodhpur ou Udaipur também é a mesma coisa, você pode tanto ir de ônibus quanto de trem. Eu vejo pelos aplicativos Ixigo (trem) e Redbus (ônibus). Você também pode comprar pelas diversas agencias de viagem que vê pela rua, costumam cobrar só 100 rupias ($1,25) e economiza a dor de cabeça das burocracias dos apps.

O QUE FAZER:

O Jaipur Ghat, conhecido como sunset ghat, é onde todos se juntam pra contemplar o por do sol.

Vale muito a pena ir nesse templo, além de estar lotado de macacos, ainda é possivel ver pavões selvagens.

Esse templo eu não sei o nome nem me deixaram entrar, mas era lindo por fora também.

ONDE COMER: