A segunda maior cidade no Nepal e também o ponto de partida pra muitos trekkings. Passei quase 1 mês em Pokhara (meu visto era de apenas 30 dias) e aqui conto um pouco das muitas coisas que há pra fazer.

Apesar de ser uma cidade grande, a parte turística (Lakeside) parece um vilarejo ao redor de um lago. Fiquei 2 semanas volutariando no South Lakeside (pelo Workaway – me davam acomodação e as 3 comidas em troca de ajudar com as redes sociais) e outros 10 dias no North, que pra mim é mais legal de se hospedar. Entre as duas estadias fiz um trekking de 5 dias pra Mardi Himal, leia mais aqui.

ONDE FICAR:

South Lakeside: parte mais turística e ocidentalizada

North Lakeside: a parte mais “hippie” e com opções de comida mais baratas – eu me hospedei numa guesthouse chamada Gate of Himalaya (500 rupias nepalis diárias, em duas pessoas ficou $1,90 pra cada por noite em um quarto privado com banheiro e vista pro lago).

ONDE COMER:

Em todo Lakeside há várias opções de lugares pra comer, desde comida nepalí até pizzarias e lugares mais ocidentalizados. No North tem comida de rua barata também.

The Shepard Family: comida nepalí (em média 100 rupias por refeição – $0,80)

Vegan Way: restarante vegetariano com opções de saladas e comidas frescas (em media 500 rupias por refeição – $3,80)

Crazy Gecko: ambiente muito legal, não tão barato quanto os restaurantes locais

O QUE FAZER:

Pokhara tem muitas opções de coisas legais pra fazer, desde cachoeiras, templos até praias ao redor do lago. Alguns lugares requere alugar moto, outros você pode ir em barco (há um “porto” no South Lakeside de onde você pode alugar barco por um dia ou algumas horas) ou em Stand Up Paddle/Kayak (eu aluguei pela Paddle Nepal).