As Nusas são um conjunto de ilhas que ficam bem pertinho de Bali, cerca de 40min de barco. Eu fui só pra uma delas, Nusa Penida que também é a maior de todas e amei! Achei mais autêntico que Bali e Gili, apesar de também ser bem turístico. A ilha é grande e a melhor forma de explorá-la é alugando uma moto (paguei 70k por dia).
Você provavelmente vai passar o dia todo fora indo de um lugar ao outro, porque as distancias são grandes, vai passar por muitas vilas bem tradicionais, uma quantidade incrível de templos um mais lindo do que o outro e praias e cliffs maravilhosos. Fiquei 6 dias por lá e aqui vão algumas dicas.
O QUE FAZER:
- Kelingking Beach: a famosa praia com vista do penhasco que se tornou o cartão postal de Nusa. A descida é super difícil mas divertida (recomendo ir de tenis) e o mar é bem forte! Chegamos tarde e ficamos pro por do sol e eu achei que foi o horario ideal: menos gente e o sol se pondo de frente pro mar! (Entrada: 10k pro estacionamento)
- Diamond Beach: outra praia super famosa e não é pra menos, a vista é maravilhosa! Assim como a maioria das praias de Nusa, é uma boa descida, mas com uma recompensa ainda melhor (entrada: 25k)
- Atuh Beach: pode ser acessada por 2 lados, junto com a Diamond Beach ou descendo pelo outro lado (de onde não cobram entrada). Acabei fazendo das duas formas porque não sabia. É uma bela escada pra descer mas vale a pena: vi muitos bichinhos nos corais!



- Sea Weed Farm: muito interessante ver os locais trabalhando nas chamadas “sea weed farms”, eu nem sabia o que era, só parei a moto pra observar e depois vi nos mapas que eram algas e que esse é o nome do lugar, vale a pena a visita.
- Broken Beach: um arco formado pelos cliffs em frente uma praia, bem bonito mas não há acesso pra praia sendo somente pra conhecer mesmo!
- Angel’s Billabong: uma entrada do mar nas pedras, bem bonito!



- Banah Cliff Point: um penhasco perfeito pra ver o por do sol.
- Guyangan Waterfall: não é bem uma cachoeira e é um lugar considerado sagrado e, por isso, te dão um sarong pra usar na entrada. Tem poças de onde você pode ser molhado por ondas enormes do mar, é bem legal!
- Pura Batu Mas Kuning Temple: esse templo foi o mais lindo que vi na Indonésia até agora e não tinha controle na entrada nem nenhum turista e nem mesmo local.



- Suwehan Beach: mais uma opção de praia de areia branca e água azul – o mar é forte como na maioria das praias em nusa. 15 min de descida e a entrada custa 5k.
- Comer no Night Market: comida local, boa e barata!
- Pandang Beach: pra acessar essa praia que quando fui estava completamente vazia você deve ir a Crystal Bay e andar até o lado esquerdo, de onde começa uma trilha de uns 20/25 minutos. É uma boa opção pra quem quer fugir dos turistas.