A maioria da pessoas que visitam o Egito logo na primeira pesquisada já se deparam com o nome dessas duas cidades e não é pra menos já que a maioria dos templos do Egito antigo se encontra no caminho entre elas. Exatamente por esses distanciamentos maiores entre os templos, muitas pessoas decidem fazer o cruzeiro que desce o rio Nilo. Eu fui no bom e velho esquema mochileiro, então peguei um ônibus em Cairo por 400EGP até Luxor, do qual fui pra Aswan em van por 150EGP.

Pensei que não ia gostar muito de nenhuma dessas cidades, conhecidas por serem turísticas e pela insistência dos vendedores locais, mas em ambas fiquei hospedada em lugares mais afastados e acabei passando 1 semana em cada e gostei bastante, principalmente de Aswan.

Há muitos templos pra visitar, mas eu escolhi apenas alguns porque senão acaba ficando muito caro. Vou contar aqui sobre minha experiência.

O QUE FAZER – LUXOR:

Luxor é dividido pelo rio Nilo em west/east bank e a dica é: fica no west bank (que é o lado menos cidade). Isso vai mudar completamente sua experiência. Fomos pro outro lado apenas para visitar o Karnak Temple e o assédio é insuportável. O west bank é tranquilo, tem restaurantes ótimos na frente do rio e a balsa pra cruzar de um lado pro outro é 7,50EGP.

O QUE FAZER – ASWÁN:

Eu gostei bastante de Aswan em especial pelo hostel que fiquei, que apesar de ser simples, ficava bem em frente do rio Nilo onde se podia nadar, alugar kayak, ver o por do sol, etc. Se chama GO INN.

Outros lugares que não fui: