Jaisalmer fica bem pertinho da fronteira com o Paquistão, em pleno deserto de Thar. A cidade é considerada dourada pela cor de areia do deserto presente em todas as construções. É conhecida pelo Desert Safari Tour, onde você dorme no deserto depois de andar em um camelo por 2h. Eu sou contra turismo animal e não faria jamais qualquer coisa desse tipo e, portanto, tampouco recomendo tal prática, mas acredito que procurando é possível encontrar alguma empresa que faça o tour em 4×4 (escutei de outras pessoas que foram assim, mas eu acabei não indo porque todos os lugares que eu vi só ofereciam o passeio no camelo).
Um dos lugares mais silenciosos que eu fui na Índia até agora, apesar de haver bastante gente no centrinho, alugando uma moto e se afastando 3/4km já se encontra bastante tranquilidade, vilarejos e deserto. Passei 3 dias lá e achei que foi suficiente.
O QUE FAZER:
- Desert Safari Tour
- Jaisalmer Fort

Principal atração na cidade, o forte é enorme e tem mercado, restaurantes, cafés… Você pode ir caminhando do centro da cidade e se perder pelas ruas e vielas, sem muito planejamento.
- Gadisar Lake

15 minutos caminhando do centro e você chega nesse lago, que como a maioria na Índia é mais tradicional do que natural, com ghats (essas escadas que descem pros lagos, comuns na Índia) e monumentos.
- Bada Bagh Cenotaphs

Cenotaphs são mais ou menos como cemitérios sem corpos, apenas homenagens, comuns na Índia. A entrada custa 300 rupias ($3,75) e eu achei que vale a pena, o lugar é lindo e tem vistas ótimas do deserto também.
- Alugar uma moto e se perder pelo deserto, conhecendo templos e vilarejos


