APPS:
- Ixigo (compra de bilhete de trem – aceita cartões internacionais)
- RedBus (compra de bilhete de ônibus – só aceita cartão indiano, mas as pessoas são bem solícitas e pedindo com jeito sempre podem te ajudar)
- Rail Yatri (pra acompanhar o seu trem e possíveis atrasos)
- IRCTC (site oficial do governo para trens)
COMIDA:
Nos primeiros dias você poderá ficar perdido com os cardápios. A comida indiana normalmente consiste em um molho agridoce ou apimentado e você deve pedir arroz/pão para acompanhar. Os tipos de pães são: roti (ou chapati), paratha e naan. Todos são muito bons.
Lassi é um tipo de yogurt muito comum. Chai é um chá com especiarias e leite. Samosa é tipo uma empanada frita com batatas e especiarias dentro e Kachorri é uma samosa redonda e dentro tem daal inves de batatas.
Glossario básico:
- Aloo: batata
- Palak: espinafre
- Gobi: couve flor
- Jeera: semente de cominho
- Kadai: panela de barro usada pra fazer o prato
- Kofta: almondega vegetariana
- Malai: creme coalhado
- Daal: lentilhas
- Paneer: queijo indiano, tipo queijo qualho.
SCAM:
- Pushkar: na frente do lago sagrado, vão tentar te dar flores e fazer uma homenagem para cada membro da sua família. Logo, te cobram absurdos por cada membro e podem se tornar agressivos caso você não queira pagar. Lembre-se de não aceitar nenhuma flor ou tinha na testa.
- Delhi: é comum cagarem, literalmente, nos seus sapatos e depois te ofereceram algo pra limpar – e pedir dinheiro por isso. No fim, você paga pra cagarem em você.
- Todo o país: acertar os preços de tuktuk antes de entrar em um
- Todo o país: caso te peçam pra comprar leite, saiba que as pessoas costumam ter acordos com os donos das lojas e assim os dois saem ganhando.
COMO COMPRAR BILHETE DE TREM:
Eu costumo comprar pelo Ixigo e, ainda que seja pela app, você precisa ter um registro no IRCTC, o site oficial do governo.
Na busca de trem, caso esteja AV e verdinho é porque está disponível. Mas nem sempre é o que acontece. Caso apareça RAC, quer dizer que você depende do cancelamento de outras pessoas para viajar. Mas mesmo que ninguém cancele, você ainda pode pegar o trem: não necessariamente terá uma cama, mas algum assento em um lugar aleatório pra passar a viagem.
Caso apareça WL, quer dizer que você está na waiting list (lista de espera). As pessoas que estão na lista de espera ficam depois das com bilhete RAC. Nessa ordem, de acordo com os cancelamentos, que podem ocorrer até horas antes do trem partir, as pessoas são designadas para os assentos cancelados e têm seus tickets confirmados.
CLASSES DO TREM:
- 1A (primeira classe com ar condicionado) – não fui
- 2A (segunda classe com ar condicionado) – não fui
- 3A (terceira classe com ar condicionado) – igual a SL mas com AC e cobertas e travesseiros.
- SL (sleeper, o mais barato onde você ainda vai confortável, tendo uma cama – não tem AC)
- 2S (chair car – ou seja, você vai sentado. eu fui e não foi ruim, mas porque era um trem de menos de 5h, imagino que muitas horas não seja o melhor)
- GENERAL CLASS: grátis caso consiga entrar no trem, não muito recomendado pra turistas
COMO ENCONTRAR CARRUAGEM DO TREM:
Andar de trem na Índia é complicado no começo, mas a verdade é que o sistema é super organizado.
Primeiro você deve checar o número do seu trem no seu bilhete, e na estação procurar o telão onde informa sua plataforma (igualzinho nos aeroportos).
Já na plataforma, uma vez seu trem seja o próximo, há outras telas menores com um numero, que você encontra ao lado do número da sua cama no seu bilhete. Exemplo:
13484 – FARRAKA EXPRESS
CLASS: 3A
B4 – CNF62 – UPPER
Nesse caso o número a buscar nas telinhas é B4, o número da minha cama é 62 e é a cama de cima. B4 te indica o numero do seu vagão, já que todos os vagões tem os assentos/camas com as mesmas numerações. É bom saber onde está o seu quando o trem chega, porque senão é uma confusão/desespero pra encontrar o lugar certo, já que a extensão do trem costuma ser grande e de um lado ao outro pode demorar tempo suficiente pro trem já ter ido embora.