Dahab é uma cidadezinha que mistura uma vibe litorânea com deserto, em Sinai, no Egito e tem conquistado cada vez mais viajantes e nômades digitais! Isso porque é um lugar com muita opção de atividades e muito conhecido pelas práticas de mergulho e free diving, que é uma modalidade onde não se utiliza tanques de oxigênio.
Fica relativamente perto de Israel e é um pouquinho fora da rota das cidades que beiram o rio Nilo, mas vale super a pena incluir no seu roteiro! Passei 3 semanas lá – porque é o tipo de lugar que você não quer ir embora – e nesse post eu reuno todas as informações.
COMO CHEGAR:
Eu peguei um vôo diretamente pra Sharm El Sheik que está há 1h de distancia de Dahab e tem aeroporto internacional, foi o meu primeiro destino no Egito. Mas você também pode ir em vôo ou ônibus (19h) de Cairo.
De Sharm El Sheik há ônibus por 50EGP (com mais opções pela manhã).
Informação extra: o ferry de Hurghada para Sharm El Shiekh não está ativo no momento. Então, se você estava considerando essa rota, precisará pensar em uma das outras opções.
O QUE FAZER:
- Mergulho: Dahab é ideal para prática de mergulho e famosa pelos seus preços acessíveis (entre $25 e $35 por mergulho).
- Kayak/SUP: é possível alugar por algumas horas em alguns cafés na frente da orla do mar.
- 3 pools: lugar famoso pela àgua cristalina, conhecido como bom ponto de mergulho. $10 a entrada.
- Blue Hole: conhecido entre os mergulhadores como um dos lugares mais técnicos para mergulho do mundo, tanto que levou mais de 100 pessoas a óbito. A recomendação é de ir apenas se for experiente e com ressalvas. A entrada na praia também custa $10, mas é um lugar bastante cheio e turístico e vale mais a pena ir se for realizar alguma prática de mergulho/snorkel.
- Wadi El Weshwash: um poço de águas verdes no meio do deserto, acabei não indo pois era a época de seca e estava com pouca água e me falaram que o cheiro não era dos melhores, mas vi vídeos em outros meses e parece valer a pena!
- Kite Surfing: Dahab tem em média 300 dias de vento por ano, o que o faz um ótimo lugar para práticas de esportes que precisam do vento como wind e kite surfing e você pode fazer alguns cursos por lá.
- Alugar uma bicicleta ou moto para conhecer a região: eu fiz os 2 – aluguei bicicleta por 3 semanas e paguei 1300EGP (uns $37). Também alugamos moto por 1 dia conhecer alguns lugares pela região e nos custou 800 (uns $22). Fizemos tudo no Koka bike e eles tem bicicletas novas.
- Coloured & White Canyon: é um tour que você pode fazer por $25, eu não fui porque aluguei moto e vi várias coisas parecida.
- Lagoon Beach: Praia pertinho do centro, da pra ir de bicicleta. Tem uma lagoa super azul onde você pode nadar, um lugar maravilhoso!
- Caminhar pelo centrinho



Subir o monte Sinai:
Esse é um dos principais atrativos de Dahab e o motivo é obvio: o monte Sinai é o lugar onde Moisés recebeu os 10 mandamentos de Deus. Importante para 3 religiões monoteístas (cristianismo, islãmismo e judaísmo) o monte Sinai atrai pessoas do mundo inteiro.
O passeio custou 750EGP. Saímos as 22h e chegamos na base da montanha ao redor da 00h30-1h00. A subida demora em torno de 3h e não é muito exigente (apesar de ter 750 degraus no final). Chegando lá em cima esperamos 1h30 pro nascer do sol e estava muito frio, então fomos super preparados: levamos 2 cobertores e muita roupa de frio. Você também pode alugar um cobertor lá, mas eu recomendo ir preparado porque imagino que cobrem um preço bem elevado.
Na volta, passamos no monastério Santa Catalina e voltamos pra Dahab por volta das 12h.



ONDE COMER:
- Shams: muito bom o custo benefício, Mousaka de beringela deliciosa por 120EGP ($3). Om Ali por 80EGP com sorvete de baunilha – é uma sobremesa egípcia maravilhosa e voce TEM QUE provar!
- Abo Ahmed: comida egipcia/árabe muito barata (10 EGP o sanduiche de pita ou os pratinhos – falafel, pure, beringela frita). Eu gastava $1 por refeição comendo lá.
- King of Falafel: comida egipcia/árabe muito barata também.
- Everyday Café: na frente do mar, bom pra tomar um café mas meio carinho pra comer lá.
- Tri-cycle Burger: hamburguer muitoooo bom, principalmente o vegetariano. 120EGP ($3,20) com batata.
- Happy Hour: pizza/massa, uns 200EGP ($5,60) por pessoa.
- Sabah w Masa: comida libanesa muito boa num rooftop. Uns 300EGP ($9) por pessoa.
- Churchill: bar legal num rooftop pra tomar cerveja (80EGP)
- Yala: único bar na frente pro mar que vende cerveja – você também pode levar suas próprias bebidas. É legal pra passar o dia tomando o sol em sunbeds na frente do mar.
- The Feel Garden Café: smoothies super bons, eles tem sunbeds na areia e bom wifi.
- El Garden View: restaurante com cadeiras de praia, bom bonito e barato.
- Jeera: comida indiana muito boa, uns 150EGP por pessoa (uns $4).
- Mojo Cowork: bowls de frutas muito bons, ao redor de uns 100EGP ($2,70)
- Cotton Cafe: melhor café de Dahab mas meio carinho.