Dahab é uma cidadezinha que mistura uma vibe litorânea com deserto, em Sinai, no Egito e tem conquistado cada vez mais viajantes e nômades digitais! Isso porque é um lugar com muita opção de atividades e muito conhecido pelas práticas de mergulho e free diving, que é uma modalidade onde não se utiliza tanques de oxigênio.

Fica relativamente perto de Israel e é um pouquinho fora da rota das cidades que beiram o rio Nilo, mas vale super a pena incluir no seu roteiro! Passei 3 semanas lá – porque é o tipo de lugar que você não quer ir embora – e nesse post eu reuno todas as informações.

COMO CHEGAR:

Eu peguei um vôo diretamente pra Sharm El Sheik que está há 1h de distancia de Dahab e tem aeroporto internacional, foi o meu primeiro destino no Egito. Mas você também pode ir em vôo ou ônibus (19h) de Cairo.

De Sharm El Sheik há ônibus por 50EGP (com mais opções pela manhã).

Informação extra: o ferry de Hurghada para Sharm El Shiekh não está ativo no momento. Então, se você estava considerando essa rota, precisará pensar em uma das outras opções.

O QUE FAZER:

Subir o monte Sinai:

Esse é um dos principais atrativos de Dahab e o motivo é obvio: o monte Sinai é o lugar onde Moisés recebeu os 10 mandamentos de Deus. Importante para 3 religiões monoteístas (cristianismo, islãmismo e judaísmo) o monte Sinai atrai pessoas do mundo inteiro.

O passeio custou 750EGP. Saímos as 22h e chegamos na base da montanha ao redor da 00h30-1h00. A subida demora em torno de 3h e não é muito exigente (apesar de ter 750 degraus no final). Chegando lá em cima esperamos 1h30 pro nascer do sol e estava muito frio, então fomos super preparados: levamos 2 cobertores e muita roupa de frio. Você também pode alugar um cobertor lá, mas eu recomendo ir preparado porque imagino que cobrem um preço bem elevado.

Na volta, passamos no monastério Santa Catalina e voltamos pra Dahab por volta das 12h.

ONDE COMER: